top of page

Oradores | Palestrantes | Keynote Speakers

 

Breves Notas Biográficas | Short Bios

 

P: Palestra

Abílio António Cardoso Teixeira, Centro Hospitalar do Porto

Enfermeiro do Centro Hospitalar do Porto, EPE, Departamento de Anestesia, Cuidados Intensivos e Emergência
Serviço de Cuidados Intensivos Polivalentes 1 (SCI1), área de atuação: Ciências Médicas-Ciências da Saúde Membro fundador do Grupo de Trabalho de Enfermagem da APNEP de que também é coordenador.

 

P - Nutrição enteral versus parenteral

 

Ana Sofia Borges Guimarães, Centro Hospitalar São João

Enfermeira do Centro Hospitalar São João desde agosto de 2006 Cuidados intensivos polivalente (2006-2011) Urgência de Pediatria (2011 até à presente data). Realizou o Curso de Pós-Licenciatura e Epecialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Mestrado profissionalizante em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

 

P - Parentalidade em contexto de urgência

 

António Faria, Hospital de Braga

Enfermeiro Chefe do Serviço de Urgência do Hospital de Braga. Licenciado em Enfermagem médico-cirúrgica pela Universidade Católica Portuguesa (1993) e Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade de Coimbra (2000). É enfermeiro especialista enfermagem médico-cirúrgica, Serviço de Urgência (01-1997 a 12-2000); VMER (desde 08-2006); Enfermeiro Gestor do projeto Acreditação do Hospital de Braga (01-2001 a 05-2007); Gestão do Serviço de Urgência (de 06-2007 a 08-2009); Adjunto da Enfermeira Directora (de 08-2006 a 08-2009); Diretor Adjunto da Direção da Qualidade e Gestão do Risco (de 09-2009 a 01-2010)

Gestor da mudança (de 01-2010 a 01-2011); Gestão do Serviço de Urgência (desde 02-2011; Formador certificado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade (Certificado n.º EDF 18934/2000 DN) com Certificado de Qualificação de Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. As suas áreas preferenciais como formador: Emergência; sistemas qualidade; auditorias; sistemas informação. Faz parte da bolsa de formadores de várias entidades formativas.  É Professor convidado na Universidade Católica Portuguesa e no IPVC. Coordenador auditores internos do Hospital de Braga e Auditor de sistemas de qualidade. Foi secretário da mesa do Colégio de especialidade enfermagem médico-cirúrgica da Ordem dos Enfermeiros.

 

CONFERÊNCIA “Qualidade e segurança nos cuidados à pessoa em situação crítica”

 

Ana Teresa Dagge, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 2004. Fez a sua formação específica no Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo Antonio, tendo concluído a especialidade de Anestesiologia em 2011. Atualmente trabalha no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga na Unidade de Cuidados Intensivos. Colabora com o INEM em todem todas as áreas do Sistema Integrado de Emergência Medica (SIEM): VMER, Serviço de Helicópteros de Emergência Medica, CODU e na área da formação.

 

P - Via aérea básica e avançada e entubação sequencial rápida (&  Enfª Isabel Costa, INEM)

 

José Carlos Raposo Alves, Hospital Pedro Hispano

Licenciatura em Cirurgia e Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1991. Internato Geral no Hospital de V. N. Famalicão 1992/1993. Internato Complementar de Cirurgia Geral no Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo entre 1994/2000. Assistente Hospital Graduado de Cirurgia Geral na Unidade Local de Saúde de Matosinhos- Hospital Pedro Hispano- Serviço de Cirurgia Geral- Unidade de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática. Titular do grau de Competência em Emergência pela Ordem dos Médicos. Experiência em Emergência Pré-Hospitalar (VMER e SHEM) e Intra-Hospitalar. Experiência em Formação de Emergência: Integrou Bolsa de Formadores- INEM, Escola Salva-Vidas e Reanima. Curso Pedagógico de Formação de Formadores.

 

P - Cirurgia de controlo de danos

 

Fernando Rodrigues, Hospital de São José, Lisboa

Obteve o bacharelato em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca em Coimbra e a licenciatura em Enfermagem pela Escola superior de Enfermagem de Bissaya Barreto de Coimbra em 2001. Trabalhou na Enfermaria de Neurocirurgia/Neurotraumatologia Mulheres do Hospital de São José, Lisboa. De 1994 a 2003 trabalhou na Unidade de Cuidados Intensivos da Neurocirurgia/Neurotraumatologia do Hospital de São José, Lisboa. De Fevereiro 2003 até à presente data trabalha no Bloco Operatório Central do Hospital de São José, Lisboa. Integra a Equipa Pluridisciplinar do Gabinete de Colheita e Transplantação do Hospital de São José (GCCT H. São José). Desde Novembro de 2004 exerce funções de Coordenador de Colheita e Transplantação neste Gabinete. Entre outros completou o curso de Transplant Procurement Management (TPM) – Advanced International Training Course on Transplant Coordination na Fundació Bosch i Gimpera da Universitat de Barcelona.

 

P - Papel do enfermeiro na manutenção do dador

 

Isabel Costa, INEM, I.P

Licenciada em Enfermagem desde 1992 pela Escola de Enfermagem de S. João. Realizou o Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem Medico-Cirúrgica em 1997; Especializada eme Medicina de Catástrofe (por Frequência de Mestrado de Medicina de Catástrofe do ICBAS). Frequenta o Doutoramento de Ciências de Educação.

Percurso profissional: Iniciada atividade como Enfermeira em Junho de 1992 no Hospital de S. João (Serviço de Urgência); Enfermeira Graduada no Hospital Pedro Hispano (Serviço de Medicina E e Serviço de Urgência) em 1997; Enfermeira na VMER de S. João de 1997 a 2010; Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica desde 2000 no Serviço de Psicogeriatria e Unidade de Cuidados Especiais do Hospital Magalhães Lemos; a partir de 2003 a exercer funções no INEM – Delegação Regional do Norte na área da Emergência Médica Pré-Hospitalar (VMER e Helicóptero); Gestão de meios; Eventos e Planos de Emergência; Missões e Formação (Formadora desde 2000).

 

P - Via aérea básica e avançada e entubação sequencial rápida (&  Drª Ana Teresa Daddge, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga)

 

Luís Rafael Sousa, Hospital de Braga

Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
Enfermeiro na Unidade de Cuidados Especiais de Neonatologia do Hospital de Braga desde 2003.
Responsável pela coordenação da área Pediátrica da Academia Cuf no Hospital de Braga.

 

P - Nutrição da criança em situação crítica

 

Madalena Torres, Hospital de Braga

Mestre em Engenharia Humana, Técnica Superior de Segurança no Trabalho, Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no SU do Hospital de Braga e Gestora Local de Risco do SU.
Docente convidada na ESEIG do Instituto Politécnico do Porto, lecionando as unidades curriculares SORH; HST e Gestão da Qualidade na Saúde.
Colaboradora da ESE da Universidade do Minho na supervisão clínica de alunos do Curso de Mestrado em Enfermagem.

 

P - Organização de um SU em situação de catástrofe (& António Faria, Hospital de Braga)
 

Maria Jesús Durá Ros, Universidad de Cantabria (Espanha)

Professora Titular da Universidade de Cantabria e Diretora do Departamento de Enfermagem. (1977-79) Diplomada em Enfermagem pela Escuela Enfermería de Alicante da Facultad de Medicina de Valencia. É Especialista em Gestão de Serviços Sanitários pela Universidad de Cantabria (1991-92). Possui o Curso Superior de Alimentação e Saúde da Universidad de Navarra (2004-2006). Detentora do Master em Cuidados e Curas de Feridas Crónicas pela Universidad de Cantabria (2005-2006). É instrutora em Simulação Clínica no Centro de Simulación en Situaciones Críticas (CESC), da Fundación Botín  e do Center for Medical Simulation de Boston (2005). Possui também um Máster em Investigação em Cuidados pela Universidad Complutense de Madrid (2007-2008). Doutora em Enfermagem pelaUniversidad Complutense de Madrid (2012). É Professora em Cursos de Formação em Urgências e Emergências. Dirige e coordena vários cursos de Pós-graduação e de Mestrado. Responsável da UC de Simulação Clínica da Universidade de Cantabria. Relativamente à investigação realizada, é autora de mais de 30 artigos em revistas, autora e co-autora em 17 capítulos de livros. É uma reconhecida palestrante em congressos nacionais e internacionais e investigadora principal e/ou colaboradora em 3 projetos de investigação, tendo sido premiada como investigadora principal em um dos projetos. É detentora de importantes prémios como são:

1º Prémio: VII Premio Investigación en Enfermería “Sor CLlara". Colegio Oficial de Enfermería de Cantabria. Santander, maio 2008; 1º Prémio: VIII Premio Investigación en Enfermería “Sor CLlara". Colegio Oficial de Enfermería de Cantabria. Santander, maio 2010; Prémio Nacional UESCE. Unidad Docente 2010. Aula de Simulación Clínica de la Universidad de Cantabria. Unión Española de Sociedades Científicas de Enfermería. Madrid, maio 2011; Prémio Nacional de Investigação em Enfermagem. Accésit de la XIV Edición. Hospital U. “Marqués de Valdecilla” y Caja Cantabria-Obra Social.  Santander, dezembro 2012.

 

P - Importancia de la simulación clínica en la formación de equipos de emergencias y críticos

 

Maria Luísa Ruiz García, Universidad de Málaga (Espanha)

De 1980 a 1989: Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Málaga. Desde 1989 até ao presente é Professora a tempo integral no Departamento de Enfermagem da Universidad de Málaga (UMA). Em 1991: Especialista em Processos de Ensino-Aprendizagem em Enfermagem. Desde 1996: Coordenadora do Programa Sócrates-Erasmus entre as universidades de Jönköpin (Suécia) y a UMA (Espanha). Desde 1998 a 1999: Membro do grupo de Trabalho relativo ao desenho da Especialidade de Enfermagem em Cuidados Especiais em representação do Ministério de Educação e Cultura. De 2001 a 2002: Membro do grupo de Trabalho relativo ao desenho da Especialidade de Enfermagem da Clínica Avançada, em representação do Ministério de Educação e Cultura. Em 2008: Máster em Cuidados Integrais de Enfermagem em Situações Críticas e Urgências no Adulto. Em 2009: Codirectora Máster em Cuidados Integrais de Enfermagem em Situações Críticas e Urgências no Adulto. Desde 2011: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sócrates-Erasmus entre a  Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal) y a UMA (Espanha). Colabora em publicações nacionais e internacionais. É palestrante convidada em congressos nacionais e internacionais.

 

P - Evidencias en simulación que garantizan la adquisición de competencias

 

Miguel Oliveira, Grupo 3B´s (EEUM)

Graduado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Pós-graduado em Engenharia Biomédica pela mesma faculdade. Doutor em Ciências e Tecnologia de Materiais e Materiais Híbridos pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador do Grupo de Investigação 3Bs, centro de investigação de excelência da Universidade do Minho. É também editor do livro Making Research Visible to the World, In Canon Foundation in Europe - Canon Alumni Book.

 

P - Engenharia de Materiais, Medicina Regenerativa e Células Estaminais: os 3R’s no 3B’s

 

Nuno André Moura de Oliveira, Centro Hospitalar São João

Enfermeiro do Centro Hospitalar São João desde agosto de 2005 Urgência de Pediatria (Julho 2005 a Dezembro 2012); Transporte Inter-hospitalar do Norte Pediátrico – TIP Norte (abril de 2011 até à presente data). Consultor Sistemas de Informação em Urgência (Janeiro 2013 até à presente data). Entre outras, realizou os seguintes cursos de formação: Curso Pós-Graduado em Reabilitação Desportiva; Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Pós-graduado em gestão de unidades de saúde.

 

P - Triagem Pediátrica Canadiana

 

Ricardo Miguel Martins Gomes Cruz, Centro Hospitalar São João

Enfermeiro do Centro Hospitalar São João desde agosto de 2003 na Urgência de Pediatria (agosto de 2003 a março de 2006); Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica (março de 2006 até à presente data); • Transporte Inter-hospitalar do Norte Pediátrico – TIP Norte (abril de 2011 até à presente data). Formador pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Urgência (APEU) dos cursos:  Emergengy Nursing Pediatric Course (certificado internacionalmente pela ENA); Suporte Básico de Vida Pediátrico; Urgências pediátricas. Formação complementar na área de Urgência e Cuidados Intensivos na vertente do adulto e essencialmente da criança.

Outras formações relevantes: Curso Pós-Graduado em Trauma; Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

 

P - Traumatologia na criança em situação crítica

 

Romero Manuel Bandeira Gandra, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Professor Associado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, diretor do Mestrado “Medicina de Catástrofe”. Presidente do Conselho Fiscal da Universidade de Coimbra para o triénio 2013-15.

 

P - Montagem de um posto médico avançado

 

Rui Campos, INEM

Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Mestre em Medicina de Catástrofe.

Coordenador Regional de Enfermagem da Delegação Regional do Porto do INEM

Vogal da Direção do Conselho de Português de Ressuscitação

Operacional do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica

Docente de cursos de pós-graduação em Emergência e Trauma e em Anestesiologia e Controlo da Dor (CESPU)

 

P - O Helitransporte da pessoa em situação crítica

 

Rui Miguel Cruz, Ordem dos Enfermeiros

Mestre em Gestão de Unidades de Saúde, Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro desde 1991, com serviço prestado, por esta ordem, em serviço de: Unidades de cuidados intensivos, Bloco operatório, Serviço de urgência, Serviço de Medicina. Desde 1998 ligado à área de Emergência. Enfermeiro na Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Distrital da Figueira da Foz, desde 1998 até à data atual. Enfermeiro no Serviço de Helitransporte do INEM desde 2000 até á data atual. Enfermeiro no Centro de Formação do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) desde 1999 até à data atual. Esteve ao serviço do INEM entre 2007 e 2010 com a responsabilidade de Coordenação do Serviço de Ambulâncias de Emergência da SRC.

 

P - O modelo integrado da emergência pré-hospitalar da Ordem dos Enfermeiros

 

Rui Miranda, Hospital Santa Maria

Licenciado em Enfermagem desde 2002 pela escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa, tendo obtido em 2001 o grau de Bacharel pela mesma instituição. Realizou uma Pós Graduação em Geriatria em 2005 pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e uma Pós-Graduação Urgências e Emergências Hospitalares em 2009 pela Universidade Atlântica. Desde 2011 que é mestrando do Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Pessoa em Situação Crítica pela escola Superior de Enfermagem de Lisboa.  Começou a sua atividade como enfermeiro no Centro de Saúde da Pontinha, em 2003. Desde 2006 até ao presente desempenha funções no serviço de Urgência Central do Centro Hospitalar de Lisboa Norte EPE, Hospital de Santa Maria. Desde 2007 que desempenha funções de Enfermeiro Responsável na Casa de Repouso Ninho dos Avós, na Ericeira. Desde 2012 que é membro do Departamento da Pessoa em Situação Crítica da Associação Portuguesa de Enfermeiros.

 

P - A Prática Avançada na Pessoa em Situação Crítica        

 

Sandra Oliveira, Centro hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciada em Enfermagem pela Universidade Trás-Os-Montes E Alto-Douro – Escola Superior de Enfermagem de Vila Real em 2009, tendo iniciado a atividade profissional numa empresa de telemedicina (Tcare, Conhecimentos e Saúde, Lda). Atualmente, desempenha funções no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – Unidade de Vila Real, no Serviço de Cuidados Intensivos e Intermédios.

Relativamente à formação profissional, salienta-se os Cursos de Trauma e Emergência e de Suporte Avançado de Vida, assim como a formação intra-hospitalar. Desde 2011, participo, ativamente, no Congresso de Medicina Intensiva, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, através de comunicações livres.

 

P - Desmame ventilatório na pessoa em situação crítica

 

Tiago Amaral, Hospital S. José

Licenciado pela Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias (2004).

Pós-Graduado em Medicina do Conflito e Catástrofe pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2011).

Mestre na Área de Especialização em Enfermagem Pessoa em Situação Crítica pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (2013).

Mestrando em Gestão em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Lisboa (2014).

Enfermeiro no Serviço Urgência Polivalente Hospital São José (CHLisboa Central) desde 2004.

Enfermeiro da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do CHLisboa Central (VMER São José) desde 2008.

Instrutor da American Heart Association (AHA) e da European Resuscitation Council (ERC).

Coordenador Enfermeiro e Instrutor do curso Trauma Evaluation and Management (TEAM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Codiretor do Departamento Pessoa Situação Crítica da Associação Portuguesa Enfermeiros.

Autor e coautor de pósteres, artigos e comunicações livres em diversos congressos e revistas científicas.

 

P1 - A Importância da Continuidade de Cuidados de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica: o exemplo do grande queimado

P2 - Que futuro para o enfermeiro especialista em PSC?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  
bottom of page